COVID-19: pela continuidade da prestação de serviços essenciais

Como é do conhecimento de todos, Portugal e o mundo estão confrontados com uma pandemia, que é um verdadeiro desafio individual e comunitário de responsabilidade, de bom senso. Como tal, toda a nossa  ação deve estar em conformidade com as orientações das autoridades...

Aquaporto 2019

Organizado anualmente pela Câmara Municipal do Porto, o evento deste ano teve como tema o “Planeta Água”. O Grupo Aquapor foi patrocinador do Aquaporto, um festival que decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro no Parque da Cidade do Porto e que teve como objetivo...

III Encontro de Quadros LUSÁGUA

Como já vem sendo hábito, a Luságua realizou mais um Encontro de Quadros, que juntou cerca de 60 colaboradores do quadro técnico da empresa. Este 3º encontro realizou-se a 22 de março, no Vale d’Azenha Hotel e Residences, em Alcobaça. Foram realizadas apresentações...

LUSÁGUA Inaugura Novos Escritórios no Porto

Com o intuito de consolidar a presença na região Norte do país, a Luságua mudou de instalações no distrito do Porto. Uma mudança concretizada para melhor servir os seus clientes sedeados nas zonas Norte e Centro, à semelhança da proximidade que a sua sede, em...

A LUSÁGUA No Parque das Nações

A Luságua assumiu no dia 1 de janeiro os serviços de limpeza urbana na freguesia do Parque das Nações, uma das zonas mais emblemáticas de Lisboa. Os serviços numa das maiores freguesias da cidade, em número de moradores e visitantes, decorrerão por um período de 4...

Política de Gestão Integrada Qualidade, Ambiente e Segurança

Implementar serviços de recolha de resíduos de qualidade, com recurso a processos e metodologias inovadoras,

que contribuam para o cumprimento das metas do setor dos resíduos.

A LUSÁGUA – Serviços Ambientais, S.A

A LUSÁGUA é uma sociedade anónima constituída em 9 de Junho de 2006, mas desde 1987, através da então LUSÁGUA – Gestão de Águas, S.A., é um dos principais players do mercado das prestações de serviços de Gestão e Exploração de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, trabalhando diretamente com entidades públicas e entidades industriais.

A Nossa Atividade

Para consolidar a sua posição no mercado, a LUSÁGUA especializou-se para além dos seus serviços na área do Gestão do Ciclo Urbano da Água e estendeu a sua atividade à área de Gestão Integrada de Resíduos e de Gestão de Recursos Energéticos, permitindo assim oferecer um leque vasto de soluções ambientais aos seus Clientes.

A criação de valor na LUSÁGUA relaciona-se com as operações que deve executar para assegurar o serviço objeto da sua atividade principal. Essenciais neste processo são as atividades de apoio e primárias para realização do serviço. O desempenho destas atividades cria valor e, por consequência, retorno dos investimentos.

O Nosso Compromisso

Considera-se fundamental integrar as vertentes da gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde numa gestão global, que facilite a prossecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável ao nível económico, financeiro, técnico, social e ambiental. De igual modo, assumimos o compromisso para o cumprimento da legislação aplicável à nossa atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais.

A Nossa Missão

Através da experiência e conhecimentos adquiridos, desenvolver soluções e tecnologias que permitam a criação de valor para os Clientes e restantes stakeholders. Procurar a inovação contínua nos processos, de modo a permitir responder com eficiência crescente aos desafios dos mercados. Promover a sustentabilidade social, económica e ambiental.

A nossa Visão

Ser e ser reconhecida como a empresa líder em soluções e tecnologias inovadoras no mercado da Água e Ambiente em Portugal.

Os nossos Valores

Comprometimento; Valorização Humana; Melhoria Contínua; Ciência; Inovação e Sustentabilidade. Nas nossas prestações de serviço temos sempre como foco os três elementos que afetam diretamente o “Service Blueprint”: os Clientes, a experiência e, por fim, a operação do serviço através dos colaboradores.

Clientes - No centro das nossas atenções

  • Garantir um leque diverso de produtos e serviços que correspondam às necessidades reais do mercado, através do contínuo fomento na formação, investigação e investimento;
  • Estabelecer relacionamentos individuais com cada Cliente, através da compreensão das suas necessidades e do desenvolvimento de soluções personalizadas;
  • Melhorar continuamente os níveis de qualidade dos serviços prestados ao Cliente, assegurando simultaneamente a sua sustentabilidade económica;
  • Prestar assistência constante ao Cliente, apoiando-o na gestão e promovendo o planeamento e concretizando os investimentos necessários;
  • Apresentar soluções que extrapolem as expectativas do Clientes e que se traduzam em evidentes vantagens para o Cliente, mesmo que as propostas apresentadas não se enquadrem no âmbito direto da prestação se serviços;
  • Promover a comunicação interna da Empresa e com os Clientes, Consumidores e Fornecedores, como meio de melhorar a eficiência das atividades desenvolvidas;
  • Divulgar a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança a todos os Colaboradores e disponibilizá-la a Clientes, Consumidores, Fornecedores e Comunidade em geral.

Melhor ambiente, melhor qualidade de vida, melhor qualidade de serviço

  • Cumprir rigorosamente a legislação aplicável à sua atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais;
  • Proceder a ações que promovam a utilização eficiente de recursos, a minimização e gestão adequada de resíduos e a prevenção da poluição e de riscos para a segurança de pessoas e bens;
  • Assumir a sensibilidade do meio envolvente e a necessidade de proteção dos recursos hídricos, orientando as suas atividades no sentido da minimização dos respetivos impactes, nomeadamente através do acompanhamento do progresso tecnológico e da aplicação de princípios de proteção do ambiente em todas as fases das suas atividades;
  • Definir objetivos e metas nestes domínios, enquadrados na estratégia da empresa, planear ações conducentes à sua concretização, medir e avaliar os resultados obtidos.

Recursos Humanos – Valorização, Qualificação e Competência

A LUSÁGUA, como empresa prestadora de serviços na área ambiental que é, está consciente que a sua mais valia são os recursos humanos que dispõe e da capacidade de estes responderem positivamente aos desafios com que são confrontados. Da capacidade de dominar os desenvolvimentos tecnológicos depende a própria sobrevivência da empresa assim como o seu crescimento. A política da empresa referente a recursos humanos apoia-se nos seguintes pontos:

  • Envolver todos os Colaboradores na melhoria contínua das suas atividades, fomentando uma orientação para o Cliente, na perspetiva do cumprimento dos seus requisitos, bem como a adoção de boas práticas ao nível ambiental e de segurança;
  • Proporcionar aos Colaboradores o ambiente de trabalho, a motivação e a competência técnica necessários ao desempenho das suas funções, sensibilizando-os igualmente para as suas responsabilidades na proteção do ambiente e na segurança das atividades;
  • Envolver o Colaborador numa filosofia constante de formação, profissional e técnica, que permita uma resposta adequada, pessoal e da empresa, a novos desafios associados a novas tecnologias, assim como transmitir aos seus Colaboradores, o apoio da empresa a ações que tenham em vista este objetivo;
  • Envolver e sensibilizar todos os Colaboradores, assim como Clientes, para as questões associadas à Segurança, Saúde e Higiene no trabalho.

Eco Friendly

A LUSÁGUA assume-se como organização social e ambientalmente responsável. No seu compromisso de melhoria contínua das suas atividades, produtos e serviços, bem como do seu desempenho ambiental e de segurança de pessoas e bens, traduz as suas funções de criação de valor, satisfação de Clientes e Consumidores e contribuição para a qualidade de vida das populações.

Cadeia de Valores

  • Consolidação da posição de desenvolvimento sustentável;
  • Capacidade de fornecer serviços integrados;
  • Reforçar o esforço de I & D & I com a partilha de conhecimento;
  • Beneficiar do conhecimento, de operar em todos os ciclos de água e resíduos;
  • Sinergias comerciais em toda a cadeia de valor.

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