COVID-19: pela continuidade da prestação de serviços essenciais

Como é do conhecimento de todos, Portugal e o mundo estão confrontados com uma pandemia, que é um verdadeiro desafio individual e comunitário de responsabilidade, de bom senso. Como tal, toda a nossa  ação deve estar em conformidade com as orientações das autoridades...

Aquaporto 2019

Organizado anualmente pela Câmara Municipal do Porto, o evento deste ano teve como tema o “Planeta Água”. O Grupo Aquapor foi patrocinador do Aquaporto, um festival que decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro no Parque da Cidade do Porto e que teve como objetivo...

III Encontro de Quadros LUSÁGUA

Como já vem sendo hábito, a Luságua realizou mais um Encontro de Quadros, que juntou cerca de 60 colaboradores do quadro técnico da empresa. Este 3º encontro realizou-se a 22 de março, no Vale d’Azenha Hotel e Residences, em Alcobaça. Foram realizadas apresentações...

LUSÁGUA Inaugura Novos Escritórios no Porto

Com o intuito de consolidar a presença na região Norte do país, a Luságua mudou de instalações no distrito do Porto. Uma mudança concretizada para melhor servir os seus clientes sedeados nas zonas Norte e Centro, à semelhança da proximidade que a sua sede, em...

A LUSÁGUA No Parque das Nações

A Luságua assumiu no dia 1 de janeiro os serviços de limpeza urbana na freguesia do Parque das Nações, uma das zonas mais emblemáticas de Lisboa. Os serviços numa das maiores freguesias da cidade, em número de moradores e visitantes, decorrerão por um período de 4...

Projectos Inovadores

A participação em projetos de vanguarda é um dos pontos fulcrais da estratégia de inovação da LUSÁGUA. Nesse sentido, disponibilizamos recursos e pessoal apoiando instituições nacionais e participando no desenvolvimento de projetos de cariz inovador, no âmbito da atividade de proteção ambiental e gestão de recursos.

Objetivos do Projeto

O Projeto FOG Digest pretende efetuar um ensaio à escala industrial, demonstrador da viabilidade técnica e económica de um reator de digestão anaeróbia, com caraterísticas inovadoras.

E o IASB, no tratamento de efluentes industriais com elevadas concentrações de gorduras, sobretudo, ácidos gordos voláteis de cadeia longa, transformando o que é, num sistema de digestão convencional, um problema operacional, numa mais valia para a produção de biogás – as gorduras.

Objetivos do Projeto

Num contexto de economia circular, pretende-se com o ensaio demonstrar a potenciação da capacidade de produção de biogás, a partir de um efluente rico em gorduras, quantificando o valor económico do mesmo, assim como a viabilidade do investimento, face a que são, usualmente, os custos de exploração e condução a destino final dos subprodutos do tratamento destes efluentes.

O ensaio em si, pretende responder a 3 questões de caráter operacional, as quais se identificaram cruciais em ensaios realizados anteriormente com a instalação piloto.

Consórcio Promotor

O consórcio promotor é constituído pela Luságua e pela Universidade do Minho – centro de IDI responsável pelo desenvolvimento científico da tecnologia – em parceria com a Beira Lamego, unidade industrial de abate de gado (suíno) e processamento de carne, onde Luságua é responsável pela exploração da instalações de tratamento de efluentes.

Projetos Cofinanciados

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Projetos cofinanciados por Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

 


 

Instituição de referência na concessão de incentivos à promoção da competitividade e da internacionalização, promovendo a consolidação.

 


 

Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

 


 

O FEDER tem por objetivo fortalecer a coesão económica e social na União Europeia colmatando os desequilíbrios entre as regiões.

 

Ensaios Realizados

3 questões de caráter operacional, cruciais em ensaios realizados anteriormente com a instalação piloto

Adução de Afluente

Adaptação do processo de tratamento a arranque em condições de intermitência de adução de afluente.

Qualidade do Biogás

Caracterização da qualidade e volume do biogás produzido e respetiva correlação com o regime de operação da unidade.

Monitorização

Protocolo de monitorização dos parâmetros críticos de operação. Afinação e maximização da produção de biogás.

O Projeto

Designação do projeto – FOGdigest – Ativação da unidade piloto de reator IASB;

Entidade beneficiária – LUSÁGUA – SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A. / Universidade do Minho;

Objetivo principal – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação;

Código do projeto – POCI-01-0247-FEDER-017679;

Região de intervenção – Norte.

Data da aprovação – 30-08-2016

Data de início – 01-12-2016

Data de conclusão – 24-05-2018

Custo total elegível – 285 308,75 EUR

Apoio financeiro da União Europeia – FEDER 157 690,78

Fases do Projeto

  • Caracterização do Afluente;
  • Adaptação da Unidade Piloto;
  • Ensaio piloto e Afinação do Protocolo de Ensaio;
  • Desseminação dos Resultados.

Universidade do Minho – Produção e aplicação de adsorventes alternativos para a remoção de fármacos de efluentes urbanos e industriais”

Entre em Contato

Fale connosco, ligue já 217 928 670

Envie-nos Um Email

Entre em contato via Email geral@lusagua.com.